8 motivos para fazer um curso de noivos

j

by Addan Dyego

}

17 nov, 2020

Reportagem local – publicado em 15/09/20

O segredo para construir um casamento feliz e estável – antes de dar o passo
Ainda que o casal pense que já está pronto, é sempre importante que se dê a oportunidade para dialogar, guiados por especialistas, sobre o compromisso que vão assumir e as condições que devem ter como casal para entregar-se um ao outro e construir um casamento feliz e estável.

Também a Igreja, por sua vez, sente a responsabilidade de selar e validar sacramentalmente uma união só quando pode dar testemunho de que os que celebram tal sacramento sabem o que vão fazer e são conscientes das responsabilidades que adquirem entre eles, com a Igreja e com a sociedade. Por isso, exige que os casais participem dos cursos de preparação para o matrimônio, os cursos de noivos, que ela oferece.

Este curso geralmente é realizado em duas etapas e pelo menos 6 meses antes do casamento, para que o casal tenha oportunidade de assimilar os temas abordados e possa discernir se realmente já está pronto, se precisa adiar o casamento e dar-se mais tempo para conhecer-se melhor, ou se definitivamente descobriu que não são um para o outro.

Objetivos e temas do curso de preparação para o casamento
Os cursos de preparação para o casamento já estão organizados como programas estabelecidos e revisados, sob a guia de alguém certificado neste ramo.

Veja as vantagens de fazer o curso de noivos:

  1. O curso oferece ferramentas para dialogar sobre os temas essenciais para o conhecimento mútuo, já que o casamento supõe a aceitação da outra pessoa do jeito que ela é.
  2. Dá elementos de discernimento da relação (testes), para que o casal avalie até que ponto está pronto.
  3. Oferece a ocasião para que o casal dialogue e chegue a acordos essenciais para a convivência, tais como:

Estado financeiro do casal e a maneira como organizarão as finanças.
Filhos que desejam ter, momento em que querem tê-los e método de planificação natural que usarão para lidar com sua fertilidade.
Papéis ou funções que cada um espera do seu cônjuge, na vida de casal, nas tarefas da casa, no cuidado e educação dos filhos.
Elaboração de um projeto ou objetivo comum ao qual aspiram como pessoas, como casal e como família.
Forma como lidarão com as famílias de cada um dos cônjuges.
Costumes e tradições culturais ou familiares que terão em comum.
Como coordenarão o trabalho ou estudo que permita o desenvolvimento profissional e humano de cada cônjuge.

  1. O curso também oferece ferramentas e conselhos para a comunicação e para lidar com as dificuldades de entendimento.
  2. Dá elementos para que o casal entenda a grandeza e sentido da vida sexual dentro do casamento, bem como conselhos para que sua experiência enriqueça a união do casal.
  3. Explica o sentido e os propósitos específicos do matrimônio e por que é um sacramento.
  4. Expõe os compromissos que, como pessoa e como casal, os noivos adquirem ao contrair matrimônio.
  5. Introduz ao rito do matrimônio e oferece elementos para que o casal comece a preparar, em companhia do sacerdote, a celebração do seu sacramento, o papel de ministros, próprio do casal dentro do ritual católico do matrimônio.

Uma vez concluídas as etapas do curso, o casal receberá um certificado que é válido por determinado período. Este certificado está entre os requisitos exigidos para a celebração do matrimônio.

O ideal é que estes cursos, como todos os que preparam para um sacramento, sejam como um catecumenato, ou seja, um itinerário ou caminho de fé, que não termine com a celebração do rito, mas que seja a ocasião para que o casal conheça mais da sua fé e se integre de maneira mais consciente na vida da Igreja.

Para isso, nada melhor que integrar-se, como casal, a um grupo de atividade religiosa dentro da paróquia. Isso lhes permitirá continuar se nutrindo para manter viva sua fé e seus votos como casal.

Fonte: Aleteia

Destaque

Posts relacionados

Tenha um olhar especial

Muitas vezes desprezamos as coisas simples que Deus nos revela, porém precisamos ter olhar especial para os pequenos milagres ao nosso redor.

ler mais

Precisa de ajuda?

Entre em contato

SIGA-NOS

SOBRE O AUTOR

Addan Dyego

"Roma Locuta est, Causa Finita Est"

COMENTÁRIOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Para ser a mulher que Deus nos criou para ser…

Para ser a mulher que Deus nos criou para ser…

   Foi difícil começar a escrever esse texto, pensei em como escreveria para mulheres, sobre ser mulheres de Deus, sendo que por vezes tenho dificuldade ao viver a feminilidade, explico-me, estamos vendo algo que talvez para alguns seja comum, infelizmente, e para...

Tenha um olhar especial

Tenha um olhar especial

É comum em nosso cotidiano desprezarmos as coisas simples que muitas vezes parecem “sem importância”, perdemos a oportunidade de ter um olhar especial que nos leva a Deus. Desprezamos os sinais e oportunidades que Deus nos dá, desde o mais simples. Deixamos de ter a...

Nossa Senhora sentiu dor ao dar a LUZ?

Nossa Senhora sentiu dor ao dar a LUZ?

“ O parto fora estabelecido com tristeza e dor devido a desobediência original”(Cf Gn 3,16) “(..) pois tu não encontrarás nenhuma das dores e condições das mulheres “ ( A vida da Virgem, São Máximo) Ao ler esse trecho que foi retirado de um dos livros de São Máximo...