“Tu estavas mais dentro de mim do que a minha parte mais íntima”

j

by Addan Dyego

}

8 mar, 2021

Dizia Santo Agostinho: “Tu estavas mais dentro de mim do que a minha parte mais íntima. E eras superior a tudo o que eu tinha de mais elevado”

Grande e admirável afirmação, Agostinho admite que mesmo após ter entrado em uma seita pagã (maniqueísmo), Deus estava com ele, no mais íntimo, e esse mesmo Deus está em ti!

Pois bem queridos irmãos, no texto de hoje podemos saborear um pouco mais as Confissões de Santo Agostinho. Nesse capítulo, enquanto era jovem e seduzido pelo desejo da busca da verdade, foi vedado pela mentira de uma seita pagã, o maniqueísmo.

Todos os filhos de Deus, digo, todos nós temos uma alma que anseia pelo cumprimento de sua finalidade. A existência da alma está para Deus, como Deus está para a alma. Toda criação deseja a Deus. E não muito diferente somos nós, afinal de contas, quanta inquietude há em nós que deseja encontrar a paz e quanta desordem que deseja ser ordenada.

Santo Agostinho, desejoso apóstolo da verdade, mergulhava no mundo afora em busca da verdade; Tal desejo de amor pela verdade, que o instigava até mesmo a planejar sua ida aos confins deste mundo para encontrá-la e ao longo de sua juventude, não a encontrou, mas somente por volta dos seus 30 anos de vida, pôde dizer:

“Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora!”

Já pararam para pensar o quanto sofreu esse homem (santo), nessa busca? Foram incansáveis 30 anos de vida, dias e mais dias ansiando para repousar a alma naquele que a criou, naquele em que conseguimos de fato descansar. E vendo toda essa realidade, me pergunto, onde estaria eu se também desejasse encontrar a Deus, que é a verdade? São diversos os caminhos que podem nos ser oferecidos, oportunidades que jamais teremos novamente, mas qual é o custo disso tudo? E qual é o fim disso tudo?

Já paraste para pensar que podemos buscar fora de nós “coisas grandes e admiráveis para os olhos”, como o sucesso e a fama, ou até mesmo coisas pequenas, mas almejadas por nós e não cumprirmos com o fim último de nossa existência? Eis aí o mistério que deve ser respondido. O que devemos buscar que tem mais valor que tudo desta vida?

Você e eu, estamos suspendidos a essa inquietação, pois como disse o santo: “Inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti”, pois somente em Deus encontramos a paz, somente em Deus nos encontramos de verdade. Pois é, Ele está mais dentro de nós do que o mais íntimo do nosso ser, portanto, abramos o nosso coração a essa realidade, visto que se Ele está no mais profundo de nossa existência, aonde nunca chegamos, imagine o domínio que tem de nós, imagine o que pode fazer conosco, as graças que podem ser derramadas em nossa alma, em nossos afetos, ordenando as paixões e nos conduzindo à excelência e a lugares que não sabemos que estão ausentes do amor d’Ele.

Enfim, acreditar nesse mundo e depositar nele as vagas esperanças que temos, é falhar primeiramente consigo mesmo, pois a consequência de um mau depósito é prejuízo para si, o inverso é lucro para a alma. Meu caro irmão (ã) em Cristo. Dentro de ti tens Deus, o criador de tudo e de ti, agora nos basta buscá-Lo e amá-Lo, pois só assim, seremos felizes e completos.

Destaque

Posts relacionados

O QUE REALMENTE O JOVEM PRECISA?

Começo o texto querendo realmente aguçar a tua curiosidade, afinal das contas, acredito que você seja realmente um jovem que está à procura de respostas, não é mesmo?Então, refaço a pergunta: o que realmente você precisa? Obviamente existem necessidades em todas as...

ler mais

Precisa de ajuda?

Entre em contato

SIGA-NOS

SOBRE O AUTOR

Addan Dyego

"Roma Locuta est, Causa Finita Est"

COMENTÁRIOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

O QUE REALMENTE O JOVEM PRECISA?

O QUE REALMENTE O JOVEM PRECISA?

Começo o texto querendo realmente aguçar a tua curiosidade, afinal das contas, acredito que você seja realmente um jovem que está à procura de respostas, não é mesmo?Então, refaço a pergunta: o que realmente você precisa? Obviamente existem necessidades em todas as...

Texto para os que namoram ou querem namorar.

Texto para os que namoram ou querem namorar.

Hoje tem se tornado comum dizermos ou agirmos tudo conforme o ambiente, mas não é normal que isso aconteça. Ambiente que nos induz a tomarmos posições não reais, ou seja, viver em uma mentira bem contada e convincente. No caso do tema de hoje, o namoro também não...