Como um ‘relógio desregulado’…

j

by Jaqueline Oliveira

}

2 dez, 2021

“Disseste-me uma vez que parecias um relógio desregulado, que bate fora de horas: estás frio, seco e árido à hora da tua oração; e, pelo contrário, quando menos era de esperar, na rua, entre os afazeres de cada dia, no meio da balbúrdia e da gritaria da cidade, ou na quietude laboriosa do teu trabalho profissional, surpreendes-te orando… Fora de horas? Certo… Mas não desaproveites essas badaladas do teu relógio. – O Espírito sopra onde quer.”

Caminho, ponto: 110.

Já lhe ocorreu de estar realizando algum dever, estar em algum lugar ou, em alguma situação tanto de alegria ou de conflito e ter vontade de rezar, fazer uma petição ou render graças a Deus. Já lhe ocorreu em um momento aleatório, de fato fora de hora, ter todas as palavras que no momento em você separou para rezar lhe faltava e se não fosse pelo momento em que se encontra você pararia para se colocar em oração, porque lhe parece que esse é momento certo!?

Quando acontece essas ‘badaladas fora de hora’ invés de nós colocarmos em oração podemos pensar: “vou deixar para outro momento”, podemos ignorar, rejeitar esse sopro do Espírito Santo que nos convida a rezar, porém quando deixamos para hora que ‘julgamos’ ser certa, o sopro já passou, como uma brisa que toca nosso rosto num instante e depois se esvai, você tem que aproveitar aquele momento, não sabemos quando acontecerá de novo.

Pode acontecer de ao limpar a casa, ou num momento de estudo, num momento mais tranquilo no trabalho Deus sussurrar na nossa alma, e podemos nos distrair ou pensarmos “aqui não, aqui não é momento, agora é trabalho, agora é tarefa”, e não aproveitar esses toques de graça.

Devemos ter um momento certo pra nós recolher, para rezar e esses podem ser difíceis, eu sei… Mas não devemos desperdiçar o convite que Deus nos faz ao longo do dia para estar com Ele, para falar com Ele, para se unir a Ele, se você está montando uma planilha no escritório, ou se está lavando o banheiro, todo momento é o momento certo para rezar, a oração deve se estender para toda nossa vida cotidiana, não ser algo à parte, de forma discreta interiormente é possível voltar nosso olhar a Deus e colher bons frutos.

Quero lhe fazer um convite, de atenção e docilidade, quando você estiver fazendo algo e ‘seu relógio’ estiver desregulado, você ouvir essa badalada, não deixe pra depois, reze onde estiver no momento que estiver, interiormente, discretamente, com simplicidade e de verdade.

Deus constantemente nos convida a está com Ele e unidos a Ele saberemos como viver melhor, e dispor das coisas da melhor forma possível, para sua gloria, bem das almas e nossa santificação!

Deus abençoe!

São Josemaria Escrivá, rogai por nós!

FONTE: livro Caminho, São Josemaria Escrivá

Destaque

Posts relacionados

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA ADULTOS

Para os que depois do Batismo caem em pecados, instituiu Jesus Cristo o Sacramento da Penitência com as palavras “Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23)

ler mais

Rezar enquanto trabalha?

ℕa movimentação de nossa rotina de trabalho ou da nossa rotina cotidiana, podemos ser pegos pela seguinte pergunta: é possível rezar durante o trabalho? Dá para rezar estando no ônibus indo trabalhar, por exemplo, ou enquanto se faz trabalhos domésticos? Existem dois...

ler mais

Precisa de ajuda?

Entre em contato

SIGA-NOS

SOBRE O AUTOR

Jaqueline Oliveira

Católica, 23 anos. "nada se anteponha a Cristo, pois ele nada antepôs a nós"

COMENTÁRIOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA ADULTOS

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA ADULTOS

 A PARTIR DOS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS E DOS PRECEITOS DA SANTA IGREJA Para os que depois do Batismo caem em pecados, instituiu Jesus Cristo o Sacramento da Penitência com as palavras “Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão...

Rezar enquanto trabalha?

Rezar enquanto trabalha?

ℕa movimentação de nossa rotina de trabalho ou da nossa rotina cotidiana, podemos ser pegos pela seguinte pergunta: é possível rezar durante o trabalho? Dá para rezar estando no ônibus indo trabalhar, por exemplo, ou enquanto se faz trabalhos domésticos? Existem dois...

PARA QUE UM DIA POSSAMOS “FLORIR” PARA VIDA

PARA QUE UM DIA POSSAMOS “FLORIR” PARA VIDA

Há uns anos atrás, ganhamos um vaso com violetas com suas folhas bem esverdeadas e com cor viva em suas flores, belíssima. E como gosto de plantas e flores, fui pesquisar um pouco como mantê-la viva e havia descoberto que não se deveria molhar as folhas, pois ficam...