Rezar enquanto trabalha?

j

by Luiz Davi

}

6 ago, 2021

ℕa movimentação de nossa rotina de trabalho ou da nossa rotina cotidiana, podemos ser pegos pela seguinte pergunta: é possível rezar durante o trabalho? Dá para rezar estando no ônibus indo trabalhar, por exemplo, ou enquanto se faz trabalhos domésticos?

Existem dois momentos diferentes quando se trata da oração. É possível rezar dedicando-se integralmente à oração e é possível rezar dedicando-se parcialmente à oração. Nada nos impede de rezarmos enquanto trabalhamos, porque podemos rezar sempre. À essa oração se dá o nome de oração informal. Porém, sabemos que nós também podemos rezar em um momento somente de oração. À essa oração se dá o nome de oração formal.

Devemos saber que, se a atividade principal de um momento determinado for rezar, deve-se parar tudo para rezar, cessar de fazer outras coisas. Mas se a atividade principal de um momento determinado for trabalhar, é possível trabalhar e rezar, como por exemplo rezar o terço com um vídeo do YouTube enquanto se faz as lidas da casa.

Em Lc 18, 1, Nosso Senhor propõe a parábola da viúva perseverante para nos mostrar que “é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo”, e São Paulo também nos diz em 1Ts 5, 17: “orai sem cessar”. Portanto, devemos estar na presença de Deus o tempo todo, o tempo todo estar com Deus.

Entretanto, apesar do “orai sem cessar”, precisamos ter momentos específicos para rezar, e nesses momentos, tudo para. É nesse momento que devemos derramar a nossa alma diante de Deus: por isso o momento de pausa é importante. A oração formal é a ocasião para fazer a oblação do tempo a Deus, oferecendo-Lhe uma parte do nosso dia. É dizer a Deus: “este tempo é teu, e só teu”. Podemos ficar impressionados depois de uma ligação com um amigo: “nossa, deu 50 minutos”, mas para o Senhor, não podemos dizer indefinidamente: “Jesus, estou com certa pressa e por isso vou ser rápido”.

Posso levar a oração para o restante do meu dia através da oração informal, podendo assim viver na presença de Deus e orar sem cessar, santificando o meu dia.

Referência: POSSO REZAR enquanto trabalho? Canal Padre Paulo Ricardo. [S.l.] Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=bjGEm2KDN5g>. Acesso em: 28 jul. 2021.

Destaque

Posts relacionados

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA ADULTOS

Para os que depois do Batismo caem em pecados, instituiu Jesus Cristo o Sacramento da Penitência com as palavras “Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23)

ler mais

Como um ‘relógio desregulado’…

“Disseste-me uma vez que parecias um relógio desregulado, que bate fora de horas: estás frio, seco e árido à hora da tua oração; e, pelo contrário, quando menos era de esperar, na rua, entre os afazeres de cada dia, no meio da balbúrdia e da gritaria da cidade, ou na quietude laboriosa do teu trabalho profissional, surpreendes-te orando… Fora de horas? Certo… Mas não desaproveites essas badaladas do teu relógio. – O Espírito sopra onde quer.”

ler mais

Precisa de ajuda?

Entre em contato

SIGA-NOS

SOBRE O AUTOR

Luiz Davi

Jovem professor de Filosofia.

COMENTÁRIOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA ADULTOS

EXAME DE CONSCIÊNCIA PARA ADULTOS

 A PARTIR DOS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS E DOS PRECEITOS DA SANTA IGREJA Para os que depois do Batismo caem em pecados, instituiu Jesus Cristo o Sacramento da Penitência com as palavras “Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão...

Como um ‘relógio desregulado’…

Como um ‘relógio desregulado’…

“Disseste-me uma vez que parecias um relógio desregulado, que bate fora de horas: estás frio, seco e árido à hora da tua oração; e, pelo contrário, quando menos era de esperar, na rua, entre os afazeres de cada dia, no meio da balbúrdia e da gritaria da cidade, ou na...

PARA QUE UM DIA POSSAMOS “FLORIR” PARA VIDA

PARA QUE UM DIA POSSAMOS “FLORIR” PARA VIDA

Há uns anos atrás, ganhamos um vaso com violetas com suas folhas bem esverdeadas e com cor viva em suas flores, belíssima. E como gosto de plantas e flores, fui pesquisar um pouco como mantê-la viva e havia descoberto que não se deveria molhar as folhas, pois ficam...