Em um dos maiores clássicos da história – Inferno de Dante, o autor apresenta no capítulo XI uma narrativa que nos permitirá avançar na Santidade. Para aqueles que não sabem, Dante Alighieri, italiano (século 13), não escreveu uma “trilogia” de contos com verdades teológicas, com referência a mitologia grega e romana como muitos por aí a tentam definir, mas escreveu um dos maiores clássicos literários da história que tem contribuído com a fé de todos aqueles que o leem.
No capítulo acima citado, em um dos tercetos o autor escreve:
“Será que tu já esqueceste o que diz a tua Ética – respondeu –, quando ela explica em detalhes, as três coisas que ao céu mais desagradam: incontinência, malícia e bestialidade? A culpa por ter pecado por causa de incontinência ofende menos a Deus. Se você lembrar com cuidado essa doutrina, entenderá por que aqueles lá de cima foram separados destes maliciosos aqui em baixo.”
Interessante saber que no “Inferno de Dante” existem vários círculos, que são basicamente “níveis de condenações” pelos pecados cometidos. Diria que quanto maior o círculo, ou o mais profundo, maiores dores sofrerá. E Dante diz algo que muito pode mexer com você nesse exato momento.
Nesse texto que expus, ele escreve: “A culpa por ter pecado por causa da incontinência ofende menos a Deus”. Óbvio, que ofender menos a Deus não é agradá-lo, então aqueles que são condenados por algum pecado de incontinência, como: Luxúria, Gula, Avareza, sofrerão menos que aqueles que são condenados por: Ira, Heresia, Violência, Fraude e Traição. Agora a chave em questão é: Por que esses sofrerão mais, enquanto aqueles menos?
Em “tua Ética” → Livro base aristotélico que Dante e Virgílio tinham conhecimento, se expõe que: Deve ser observado que há três aspectos das coisas que devem ser evitados nos modos: a malícia, a incontinência e a bestialidade.” A alma incontinente tem culpa, mas a culpa é menos grave que o dolo, a vontade de pecar. Esta vontade, quando surge de ocasião, como manifestação da natureza animal é ainda menos grave que aquele pecado que é cometido de forma arquitetada, premeditada, usando a inteligência própria do ser humano a serviço do mal. Ou seja, caro leitor. Os pecados que muitas das vezes arquitetamos, e que de forma consciente cometemos, nesse inferno de Dante há de ser causa das maiores dores que poderemos ter.
Diria que nesse aspecto mesmo não sendo verdade teológica, há de nos induzir a desejar o Paraíso. Diria que, mesmo após a leitura desse fantástico clássico, e tendo consciência que talvez não seja verdade, nos acomete a sã consciência a desejar fugir do desconhecido inferno que Satanás tem projetado para nós.
Finalizo esse texto refletivo e que tem por pura intenção te levar a Deus, com uma frase de um Santo que nasceu alguns séculos depois que o autor.
“A batalha contra o pecado é a única batalha na qual vence aquele que foge”. São Felipe Neri.
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