“ O parto fora estabelecido com tristeza e dor devido a desobediência original”(Cf Gn 3,16)
“(..) pois tu não encontrarás nenhuma das dores e condições das mulheres “ ( A vida da Virgem, São Máximo)
Ao ler esse trecho que foi retirado de um dos livros de São Máximo sobre a vida da Virgem Maria, concluímos que é impossível que Nossa Senhora tenha sofrido dores ao dar a luz. Porque as dores no parto como escrito no livro do Gênesis, foi uma consequência do pecado, ou seja, se Eva não houvesse pecado e nem a sua descendência teria as tristezas e dores do parto e porque a Virgem Maria foi concebida sem pecado original e se não há pecado nela não há também as consequências dele.
“Mas quando o arcanjo disse a Santa Virgem: “O Senhor é contigo!” Todas as dúvidas e tristezas desapareceram. O Senhor é contigo e já não há mais sobre ti o poder do homem nem as dores do parto, pois na verdade somente ela foi virgem(..)”
A Santíssima Mãe de Deus ao invés da dor sentiu uma imensa alegria ao dar à luz ao Salvador do mundo e se em algum momento chorou, foi de fato lágrimas de alegria como dizia Santo Afonso.
“Vê diante de si o menino Jesus tão belo e tão amável, que enlevava os corações. Mas treme e chora, segundo a revelação feita a Santa Brígida, estende as mãozinhas, para dar a entender que Maria o tome nos braços” (meditações para o Advento, Santo Afonso)
Imagina a cena! O Salvador ali feito menino naquela manjedoura e a Virgem Maria a olhá-lo e amá-lo, quão lindo e ditoso não é essa cena. E poderá a Mãe do Senhor sentir neste momento alguma dor?
A dor que a Virgem Maria sofreu foi nós que a causamos pelos nossos pecados ao ferir o seu Filho, e mesmo assim ela nos ama, mesmo que seus filhos se revoltem contra seu Criador ela ainda rogará por nós.
É verdade, ó Maria, que vós sois a Mãe, que vós sois a Mãe de Jesus, mas vós o tendes dado a mim, e Ele, sobre a cruz, deu a vós como nossa Mãe, e assim somos mais ricos do que vós. – Santa Teresinha do Menino Jesus
0 comentários