Modéstia: um caminho a ser trilhado

j

by Tamiris Cruz

}

30 jan, 2021

Sabemos que existe muita polêmica no assunto da modéstia e que algumas pessoas acham que essa virtude se refere apenas as peças de roupas que usamos, porém vai muito mais além do que usar calça ou saia. Trago alguns trechos de textos escritos pela Camila Abadie e pela Rayhanne Zago que vão te ajudar a colocar essa virtude em prática. E é claro, posso trazer inúmeros motivos aqui para você começar a praticar a virtude da modéstia, porém se o seu coração não estiver aberto para fazer aquilo que Deus quer, nada irá te mudar.

Quando vamos escolher uma peça de roupa, um calçado ou quando adotamos determinado estilo, fazemos essa escolha basicamente por dois motivos: Porque gostamos ou porque os outros vão gostar. Olhamos, gostamos e pronto. Sem maiores reflexões. O problema é que  pelo fato de não pensarmos e refletirmos a respeito do que estamos passando para nós e para os outros podemos não perceber quais o sentimentos, sensações e impactos que estamos transmitindo.

É preciso, portanto, um duplo esforço na resolução do problema da mensagem que estamos aderindo para nós e consequentemente transmitindo ao nosso próximo. Aqui uma boa maneira de começar esta investigação é fazendo-nos algumas perguntas:

– O que é que estou vendo? Uma rica descrição não só da peça, mas de todo o seu contexto ilumina muito das repercussões interiores que aquilo tudo nos causa;

– O que eu sinto diante disso? Veja se aquilo que lhe ocorre é de um tipo superior, enobrecedor dos sentimentos, ou de um tipo baixo, que desperta os sentimentos mais animalescos, como luxúria, ira, etc.

Para quem é católico há ainda mais um elemento a ser considerado, os princípios que regem a nossa fé. É primordial que levemos sempre em conta o amor a Deus e ao próximo em tudo, inclusive naquilo que uso.

A coisa é muito mais séria para nós mulheres do que simplesmente vestir uma saia: Trata-se de não se transformar em um tropeço para o outro; E de se colocar em seu lugar, fazer um esforço de imaginar o tipo de sentimento que aquilo que visto traz ao meu próximo. 

A Caridade é não somente mostrar-se bela, mas mostrar-se com pudor. E isso independe de época, de lugar, de clima, de temperatura. Enfim, enquanto cristãs, não podemos ignorar o aspecto espiritual da materialidade do vestuário.  A virtude, embora se manifeste concretamente no tempo e no espaço, é imaterial. Não tornar este o centro de toda esta reflexão é levar uma vida parcialmente cristã, na qual a fé ilumina somente alguns pontos dela, mas não a toma por completo.

Não há duvidas de que há uma forma mais perfeita da mulher se vestir e essa forma é usando saias e vestidos, por serem roupas essencialmente femininas. Há uma diferença entre ser perfeito e ser salvo, não é?

Então se o teu caminho está começando, há sim uma forma coerente de usar calças de modelagem femininas com dignidade.  Mas, se o coração cresce em amor e generosidade, as virtudes progridem e o próprio Espírito Santo vai conduzindo a alma para um caminho mais perfeito. Muitas mulheres prendem-se a calça por apego, por mitos e pela falsa impressão de que saias e vestidos envelhecem, mas na maioria das vezes são as saias e vestidos que dão cor e jovialidade as mulheres.

Agora se ao usar calças você já tem consciência de que provoca desejo masculino, é pecado grave, o mesmo pode acontecer com saias e vestido. Por isso é importante conhecer o tipo de corpo e também ter boas maneiras. 

E por fim existem mulheres que se intitulam “modestas” que se acham no dever de apontar o dedo para todas as outras que não são “iguais” a elas. Aconteça o que acontecer se tratando deste tipo de assunto, não se meta na vida dos outros. Uma coisa é a pessoa vir perguntar a sua opinião ou pedir conselhos, outra é você colocar o capacete da PM – Policia da Modéstia – e sair anotando as infrações das suas irmãs. Não faça isso, você não sabe o que se passa no coração delas, não tem a menor ideia da historia de vida de cada uma, nem do estagio em que se encontram na caminhada de fé. Isso é cilada do diabo para você se achar melhor do que elas e acabar pecando por orgulho e soberba.

Deixo logo em seguida um vídeo sobre a modéstia para vocês assistirem: https://www.instagram.com/tv/CCy6TULJm4C/?igshid=9rz2fuhowpgk

Também temos uma pregação sobre a modéstia no nosso canal do Youtube:

Destaque

Posts relacionados

Tenha um olhar especial

Muitas vezes desprezamos as coisas simples que Deus nos revela, porém precisamos ter olhar especial para os pequenos milagres ao nosso redor.

ler mais

Precisa de ajuda?

Entre em contato

SIGA-NOS

SOBRE O AUTOR

Tamiris Cruz

Católica, 21 anos. "Há um só erro na vida, e é não sermos santos"

COMENTÁRIOS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Tenha um olhar especial

Tenha um olhar especial

É comum em nosso cotidiano desprezarmos as coisas simples que muitas vezes parecem “sem importância”, perdemos a oportunidade de ter um olhar especial que nos leva a Deus. Desprezamos os sinais e oportunidades que Deus nos dá, desde o mais simples. Deixamos de ter a...

Nossa Senhora sentiu dor ao dar a LUZ?

Nossa Senhora sentiu dor ao dar a LUZ?

“ O parto fora estabelecido com tristeza e dor devido a desobediência original”(Cf Gn 3,16) “(..) pois tu não encontrarás nenhuma das dores e condições das mulheres “ ( A vida da Virgem, São Máximo) Ao ler esse trecho que foi retirado de um dos livros de São Máximo...

Não deixe para depois, pois talvez ele não existirá

Não deixe para depois, pois talvez ele não existirá

Ao olharmos ao nosso arredor vemos facilmente quais são os padrões de vida, sonhos e desejos almejados que estão impregnados na mente da maioria dessas mulheres. Não será surpresa se muitas delas disserem que o ápice da vida delas é conquistar a sua casa, o seu...