5 motivos para você usar o véu

j

by Tamiris Cruz

}

31 dez, 2020

Você já deve ter se perguntado o motivo de algumas mulheres cobrirem a cabeça com o véu na Santa Missa, ou talvez não faça ideia do motivo que as mulheres católicas usam véu. Bom, seja qual for a sua dúvida, queremos apresentar 5 motivos para se utilizar o véu.

1.  O Comportamento na Santa Missa

A Santa Missa é o ápice da nossa fé, é nela que acontece a renovação do Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, pagou pelos nossos pecados na cruz.

“O Martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens. Se o homem reconhecesse devidamente esse mistério, morreria de amor. A Eucaristia é o milagre supremo do Salvador; é o Dom soberano do Seu amor.” (São Tomás de Aquino).

Sendo assim, se vamos participar deste Santo sacrifício é necessário que sejamos piedosas como as santas mulheres na paixão de Cristo.

O véu facilita para termos uma melhor interiorização, ou seja, ele nos ajuda a ficarmos mais recolhidas e uma vez que estamos recolhidas teremos mais facilidade de ter um espírito de oração com Deus. E quem aqui não quer ter mais intimidade com Deus não é mesmo?

2.   A tradição

O véu sempre foi usado ao longo dos séculos na Igreja Católica. É isso mesmo que você leu! por mais de 2000 anos as mulheres usavam o véu na igreja para honrar a presença do Senhor no Santíssimo Sacramento, e era tão evidente que ninguém questionava o uso do véu. No entanto, depois do concílio do Vaticano II não ter citado a obrigatoriedade do uso do véu ele caiu em desuso, porém não foi proibido pela Santa Igreja.

3. Sacramental.

“A santa Mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados efeitos principalmente espirituais, obtidos pela impetração da Igreja. Pelos sacramentais, os homens se dispõem a receber o efeito principal dos sacramentos e são santificadas as diversas circunstâncias da vida.” (CIC, 1667).

Os sacramentais nos ajudam a caminhar para os sacramentos, sendo assim o véu nos conduz a adorar e exaltar a Santa Eucaristia. Para saber mais sobre os sacramentais, temos um texto aqui no blog explicando mais detalhadamente sobre eles.

4. A glória da mulher

De forma natural a mulher é fonte de honra, glória e beleza e isso é natural porque Deus a fez assim! Por isso que durante um rito a mulher cobre a cabeça para que somente a beleza de Deus seja vista e louvada pelos homens. Não se usa o véu porque a mulher é santa, mas porque Ele é Santo; Não se deve usar o véu para encher-se de glória, mas sim para dar glória a Ele, pois quando se dá glória a Deus, esconde-se de qualquer glória.

O véu nos ajuda no resgate da nossa fé e não só isso, mas também no resgate da feminilidade e na vivência piedosa do Santo Sacrifício da Santa Missa. Deve-se também traduzir respeito uma vez que Cristo se torna nosso hóspede.

5. É obrigatório o uso do véu?

A nossa pergunta não deveria ser se é obrigatório ou não, mas sim se é mais perfeito ou não?

Porque quando estamos preocupados em agradar a Deus e nos unirmos a Ele de todo o coração, já não é suficiente fazermos apenas o que é obrigatório, mas querer dar sempre mais, faça tudo o que estiver a seu dispor para amar e honrar a Deus.

“Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” Mateus 19,21

Não use o véu porque é moda ou porque sua amiga usa, mas unicamente para agradar a Deus.  Talvez você ache que chamaria muita atenção porque muitos estariam olhando para você na missa ao invés de olhar para o Jesus Cristo, mas essa preocupação é caridosa ou vaidosa? Se você está preocupada com o que os outros estão pensando ao seu respeito saiba que isso é vaidade, pois, está querendo preservar a sua imagem diante dos outros. O que importa não é o que os outros pensam, mas o que Deus pensa de você.

Mesmo que seja somente você use em sua comunidade, este ato encorajará outras mulheres a utilizar.  A primeira vez que você for usar o véu será muito difícil pois poucas pessoas ainda usam na igreja, mas ao longo do tempo vamos nos acostumando e a única maneira de não termos mais vergonha de usar é simplesmente usando. É bom também não nos importarmos mais com essa preocupação excessiva de agradar aos outros, mas sim a Deus.

Recomenda-se também antes de cobrir a cabeça com véu rezar esta oração.

Divino Espírito Santo, hóspede da minha alma, convencida de que a minha verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus Pai, visto este véu na minha cabeça na esperança não de aparecer, mas de desaparecer, não para atrair a atenção sobre a minha pessoa, mas, para esconder-me na imitação de Maria Santíssima.

Que todos olhem para Vós Deus Pai, Filho e Espírito Santo,

Amém.

Destaque

Posts relacionados

Tenha um olhar especial

Muitas vezes desprezamos as coisas simples que Deus nos revela, porém precisamos ter olhar especial para os pequenos milagres ao nosso redor.

ler mais

Precisa de ajuda?

Entre em contato

SIGA-NOS

SOBRE O AUTOR

Tamiris Cruz

Católica, 21 anos. "Há um só erro na vida, e é não sermos santos"

COMENTÁRIOS

3 Comentários

  1. Beatriz

    Sempre admirei e achei muito lindo o uso do véu, porém, nunca tive a atitude de usar. Esse artigo me inspirou muito e depois de muito pensar, tive a vontade de comecar a usá-lo! não tinha ideia do quanto isso é agradável a Deus!

    Que possamos desaparecer nele para que a glória dele se manifeste ainda mais!

    Responder
    • Tamiris Cruz

      Que bom Beatriz, ficamos muito feliz. Tudo para maior glória de Deus!

      Responder
      • BEATRIz

        🙏🏽👏🏽🙌

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Tenha um olhar especial

Tenha um olhar especial

É comum em nosso cotidiano desprezarmos as coisas simples que muitas vezes parecem “sem importância”, perdemos a oportunidade de ter um olhar especial que nos leva a Deus. Desprezamos os sinais e oportunidades que Deus nos dá, desde o mais simples. Deixamos de ter a...

Nossa Senhora sentiu dor ao dar a LUZ?

Nossa Senhora sentiu dor ao dar a LUZ?

“ O parto fora estabelecido com tristeza e dor devido a desobediência original”(Cf Gn 3,16) “(..) pois tu não encontrarás nenhuma das dores e condições das mulheres “ ( A vida da Virgem, São Máximo) Ao ler esse trecho que foi retirado de um dos livros de São Máximo...

Não deixe para depois, pois talvez ele não existirá

Não deixe para depois, pois talvez ele não existirá

Ao olharmos ao nosso arredor vemos facilmente quais são os padrões de vida, sonhos e desejos almejados que estão impregnados na mente da maioria dessas mulheres. Não será surpresa se muitas delas disserem que o ápice da vida delas é conquistar a sua casa, o seu...